Glossário Financeiro

Todos | # A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Existem 6 nome(s) neste diretório, começando com a letra A
Alavancagem
O termo é usado para definir qualquer técnica utilizada para aumentar a possibilidade de rentabilidade e o risco de um investimento, por meio de endividamento. Ou seja, você toma um empréstimo com um crédito especial na corretora, seja em dinheiro ou em ativos, para movimentar (no day trade ou swing trade) um valor maior do que você tem na bolsa e, assim, faz o seu patrimônio crescer com rapidez para conseguir pagar a dívida a partir do lucro obtido. No mercado, existem dois tipos de alavancagens: a financeira, focada no aumento de lucro líquido, e a operacional, direcionada ao aumento de vendas.

Análise fundamentalista
Metodologia de análise que utiliza os dados financeiros disponíveis sobre uma empresa para projetar seu desempenho futuro (ex. lucros, posição no mercado, oferta de produtos etc.) e assim determinar um preço justo para as ações da empresa. Para isso, o valor de mercado da empresa é expresso em forma de múltiplos de seu valor patrimonial, lucro estimado, fluxo de caixa e comparado com múltiplos implícitos de empresas no mesmo setor. A principal fonte de informação do analista fundamentalista é o balanço da empresa, de onde ele extrai informações sobre dividendos, lucros, dívidas, atuação da administração, etc.

Análise técnica
Também denominada Análise Gráfica, é uma metodologia que se baseia no comportamento de ações listadas em bolsa ou outros ativos no passado e procura avaliar as possibilidades de flutuações futuras. Em geral, este tipo de análise é usado para se projetar o desempenho de curto prazo de uma ação, enquanto a análise fundamentalista é mais usada para períodos mais longos. O analista técnico, ou grafista, baseia-se nos princípios que os preços se movem em tendências persistentes ao longo do tempo e também através de padrões gráficos. Uma vez determinada essa tendência e padrões, é possível estimar qual o melhor momento para comprar ou vender uma ação.

Andar de lado
O jargão "andar de lado" é usado para definir quando o mercado está estável. Ou seja, operando sem tendências de quedas ou altas.

Ativo
Ativo é todo o conjunto de bens e patrimônios de uma pessoa ou organização. Isto é, o total de ativos diz respeito à soma de seus passivos e de seu patrimônio líquido. Na bolsa, o termo ativo pode ser usado para qualquer item que tenha valor comercial e possa ser negociado, como ações, contratos futuros ou commodities.

AVG. = Average (Média)
É comumente acompanhado dos sufixos “Win” ou “Loss”. Bastante usados em back test’s, essas médias visam contabilizar a média de ganhos e perdas que um sistema obteve em um determinado ativo em determinado espaço de tempo.

© 2019 Todos os Direitos Reservados

Feito por ❤ Empresariado Web