Day Trade Show o Portal do Trader Que Gosta de Gritar Gain

Mercado Futuro

Mercado Futuro: o que é? Como funciona?

Salve, Salve Galerinha! Tudo bão com vocês? Day trade Show na área, vamos entender um pouco sobre um dos assuntos mais curiosos do mercado financeiro?! Isso mesmo, hoje vamos falar sobre o mercado futuro, bora lá?!

Mercado Futuro: o que é? Como funciona?

É de conhecimento geral que, no que tange a mercado financeiro, uma das modalidades mais intrigantes e que desperta o interesse tanto de quem está ingressando nessa área, como daqueles que já operam, certamente é o mercado futuro.

De maneira objetiva e conceitual, o mercado futuro é o ambiente em que os contratos futuros (termos ou posições de compra e venda padronizados) são negociados. Nele, ambas as partes compradoras e vendedoras (touros e ursos; bull and bears) assumem o compromisso de compra ou venda de um ativo específico com um preço e uma data estabelecida, não levando em consideração o valor de mercado desse item (produto, índice) na data acertada.

Portanto, basicamente, o mercado futuro não difere de qualquer tipo de mercado, onde pessoas sejam físicas ou jurídicas querem comprar e outras pessoas físicas ou jurídicas quem vender. A diferença consiste no que é negociado, que no caso do mercado futuro são esses contratos futuros já citados.  

Uma enorme diversidade de itens pode ser negociada utilizando como ferramenta esses contratos no mercado futuro, tais como as commodities (petróleo, etanol, ouro, café, soja, milho, boi gordo, entre outros), moeda estrangeira (geralmente dólar), índices (Dax, UsaTec, Fran) e inúmeros outros valores mobiliários.

As negociações realizadas no mercado futuro não têm por objetivo receber ou vender aqueles produtos que os contratos negociados representam e sim, obter o lucro com a oscilação dos preços desses produtos.

Como os contratos no mercado futuro não são negociados pelo seu valor total, faz-se o uso da alavancagem, tornando-se extremamente acessível, onde qualquer pessoa pode operar.

Assim como em diversos outros tipos de negócios, a demanda (oferta-procura) é que faz com que o ativo oscile. Comprando na baixa e vendendo na alta, o resultado é o ganho. Ao se vender na alta e comprar quando ocorre uma desvalorização, também se ganha!

Das funções do mercado futuro: proteção (hedge) e especulação.

Proteção

Vamos considerar como exemplo que somos produtores de soja e conhecemos as despesas futuras envolvidas no processo de produção, no entanto o valor da saca de soja não é conhecido. Caso o valor da saca de soja sofra uma queda considerável, podemos “quebrar” e não conseguir pagar nossas dívidas. Considerando isso, abrimos mão de um certo lucro com o intuito de minimizar os riscos da nossa operação.

Essa situação é favorável para ambas as partes da negociação, os dois lados se protegem:

  • quem adquire nosso contrato de soja a determinado preço que garante caso ocorra altas futuras no preço do grão. Nesse caso a pessoa abre mão da possibilidade de comprar a soja a um preço menor no futuro, pela certeza de garantir um preço fixado agora.
  • nós que vendemos a soja, pois garantimos a cobertura das despesas e não arriscamos um preço mais barato futuramente (garantindo um preço justo).

No âmbito dos contratos futuros, a liquidação pode ser ou não física. Como quando se opera os índices, o dólar e as próprias commodities, a liquidação é apenas financeira.

Especulação

No mercado futuro, ambas as partes, compradora ou vendedora, não precisam carregar suas posições até o vencimento (como em outras modalidades de mercado) pois os preços são ajustados diariamente, mais que isso, os preços são ajustados a cada segundo.

Considerando isso, se o preço de um contrato futuro recém comprado subir, o operador pode vende-lo para obter seu lucro, no tempo que for conveniente.

Isso culmina em inúmeras possibilidades para os operadores de mercado, e, portanto, nem todos os indivíduos que estão no mercado futuro de boi gordo, por exemplo, são pecuaristas. Assim como nem todos que operam o mercado de dólar são exportadores ou importadores. A imensa maioria dos operadores do mercado futuro estão especulando tanto na baixa quanto na alta, e obtendo os lucros de seu trabalho.

Quando o assunto é especulação, dois lados estão sempre presentes:

  • Vendedores: aqueles operadores que naquele momento estão operando na posição vendida, também chamados de ponta vendedora ou ursos (bears).
  • Compradores: aqueles operadores que naquele momento estão operando na posição comprada, conhecidos tanto como ponta comprada ou touros (bulls).

Figurativamente, o urso quando ataca com sua patada empurra para baixo, já quando os touros atacam, eles usam os chifres para jogar para cima.

Para ser um “touro” no mercado futuro, após realizar todas as análises cabíveis e estas indicarem que um determinado ativo vai subir, você compra e espera subir para vender por um valor maior, obtendo o lucro.

Já para ser um “urso” operando no mercado futuro, suas análises devem convergir para a queda de um ativo específico, certo?! Mas como vender aquilo (aquele contrato mais objetivamente falando) que não tenho? No mercado futuro você pode vender o que ainda não tem. Você fica comum contrato negativo e deverá fazer a devolução, posteriormente. Isso é feito quando o valor desse ativo cai suficientemente e você realiza a recompra em um preço mais barato. A diferença entre sua venda e a posterior recompra, é o seu lucro.

Vantagens do mercado futuro

O mercado futuro apresenta características importantes que conferem vantagens aos seus operadores, tais como:

  • Flexibilidade em poder operar tanto na alta quanto na baixa;
  • Alavancagem para poder operar valores maiores que o capital que possui;
  • Liquidez pois as operações não precisam ser “carregadas”, podem ser abertas e encerradas em um curto intervalo de tempo;
     

COMPARTILHAR ARTIGO

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Categorias

Mais Populares:

Midset para Traders
Dicas

Mindset para Traders

Salve, Salve Galerinha! Tudo bão com vocês? “Você precisa trabalhar seu mindset”, “Tenha um mindset de sucesso” – alguém por

Leia Mais »

© 2019 Todos os Direitos Reservados

Feito por ❤ Empresariado Web