Day Trade Show o Portal do Trader Que Gosta de Gritar Gain

o que é day trade

Mas, afinal, o que é esse tal Day trade?

Salve, Salve Galerinha! Tudo bão com vocês? Day trade Show na área, iniciando os trabalhos aqui no blog!

Existem diversas formas de se operar no mercado de renda variável. Métodos como o Position, Swing ou Day Trade são muito utilizados. 

o que é esse tal Day trade

         O Day trade (day trading ou intraday trading) é a modalidade de negociação em que as operações são extremamente curtas, levando apenas alguns minutos ou poucas horas. O objetivo é a obtenção de lucro com a variação dos preços, de forma rápida, ao longo do dia.

         Consiste, portanto, na compra e venda, ou venda e recompra de um mesmo ativo financeiro, no mesmo dia e pelo mesmo operador. 

         Por serem operações rápidas são muito atrativas, pois ao final da operação, sabe-se exatamente quanto se ganhou ou se deixou de ganhar.

         Essa modalidade operacional tem por estratégia aproveitar a grande volatilidade do mercado de ações. Nessa operação os riscos são menores (não existência de gaps de abertura e stop mais curto) e há maior potencial de retorno (possibilidade de alavancagem sem juros e independência em relação à tendência)

Quem opera o Day trade?

Day trade

         Quem realiza e trabalha com esse tipo de operação, é conhecido como day trader! Como os olhos desses profissionais estão no curto prazo, as notícias a respeito das empresas têm menos peso, praticamente insignificante. A sua atenção está sempre na cotação do mercado e nos gráficos. É por isso que ele utiliza a análise gráfica como principal modo de ler o mercado. 

         Os day traders são negociadores que nunca dormem posicionados. Todos os ativos adquiridos são encerrados em menos de 24 horas. Para tanto é uma estratégia que requer conhecimento, prática, tempo e um eficiente gerenciamento de risco. É a modalidade operacional que atraí boa parte dos traders de varejo.

         Alavancagem, padrões de candles, médias móveis, spread, entre outros, são termos e conhecimento que o day trader deve dominar.

Qual a principal técnica utilizada no Day trade?

        A análise técnica é a ferramenta mais usada pelos operadores do mercado financeiro que fazem day trades.

       É uma abordagem de análise de investimentos assim como qualquer outra (fundamentalista, econômica, etc) empregada no mercado financeiro. De acordo com um dos principais autores sobre o assunto, John J. Murphy:

      “Análise técnica é o estudo dos movimentos do mercado, principalmente pelo uso de gráficos, com o propósito de prever futuras tendências no preço.”

      Basicamente, essa técnica utiliza cotações projetadas em gráficos a partir de um histórico de dados, isto é, os preços e os volumes financeiros de determinado ativo. A análise técnica é, portanto, uma combinação entre matemática e a interpretação de padrões gráficos como forma de estudar e entender o comportamento passado das cotações do ativo, no intuito de avaliá-lo e prevê-lo para o futuro.

       A observação crítica e disciplinada dos gráficos de um determinado ativo com a movimentação dos preços, o volume de negócios que acontece a cada tempo, é possível dizer com uma probabilidade de acerto para onde o preço irá a seguir (qual a tendência dos preços).

       Para ser bem desenvolvida e executada, a análise técnica conta com inúmeros estudos e diversas ferramentas, indicadores e patamares de preço que ajudam o trader a tomar as suas decisões. Podemos citar alguns do mais usados como: médias móveis, bandas de Bollinger, estudos de padrões de candles, linhas de tendência, canais de alta, suportes e resistências.

Como começar a trabalhar com o Day trade?

        O primeiro passo é, sem dúvida alguma, adquirir e sedimentar conhecimento com disciplina, e para isso faz se uso de contas demonstrativas abrir sua conta em uma corretora.

        Seguidamente é preciso abrir um conta em uma corretora (falaremos aqui posteriormente sobre quais critérios adotar ao se escolher uma corretora para ingressar no mercado financeiro). É uma etapa muito simples e imediata.

        Ao entrar em uma corretora, você terá acesso a um home broker ou uma plataforma gráfica, ferramentas que permitem a compra e venda de ações, opções, títulos, contratos e outros ativos na bolsa de valores e no mercado de futuros.

Das vantagens e desvantagens do Day trade

          O Day trade apresenta muitas vantagens que são atrativas para quem trabalha ou quer ingressar no mercado financeiro, tais como:

  • Alavancagem: que possibilita aos operadores investir em contratos ou lotes de ações que valem milhares de reais dispondo de um capital bem inferior em conta; funciona, na prática, como se a corretora fizesse um empréstimo para o operador investir, mas não há cobrança de juros;
  • Quem já tem dinheiro investido pode usar este como margem de garantia, explorando essa possibilidade, seria como investir duas vezes o mesmo dinheiro;
  • Utilizando um eficiente gerenciamento de risco, uma estratégia fundamentada associada à uma disciplina “militar”, o day trade pode trazer um excelente rendimento de forma tranquila;  
  • Operações curtas e rápidas: não ficamos esperando dias até que sua operação dê certo ou errado, o que acabaria imobilizando seu capital;
  • Ao tornar essa atividade sua principal fonte de rendimento, você poderá desfrutar de flexibilidade como trabalhar de casa, ter mais tempo e realizar sonhos como viajar (e continuar trabalhando de qualquer lugar do mundo).
  • Como day trader, você não está exposto aos riscos de notícias e boatos que acontecem fora do pregão.
  • Outra vantagem é que você pode misturar técnicas e até estratégias de investimento, tendo parte do seu patrimônio investido a longo prazo.
  • Um dos maiores atrativos dessa modalidade operacional do mercado financeiro  é a possibilidade de liquidez diária.

           Quanto às desvantagens… que na verdade não são desvantagens, devido aos tempos operacionais serem extremamente curtos com altas possibilidades de apresentar ruídos, o day trade exige que se tenha uma técnica operacional forte, bom conhecimento do mercado e uma gestão de risco mais rigorosa que de tempos operacionais mais alongados. Além disso, o day trade exige bom controle emocional e psicológico.

         O day trade em si, não é perigoso e não oferece riscos reais para seus operadores. Uma piscina olímpica em si não oferece risco nenhum, mas se alguém entrar nela sem aprender a nadar e sem nenhum tipo de proteção, certamente vai acabar se afogando.

   É aqui, nessa modalidade, que o @daytradeshow “manda ver” com muito estudo, dedicação e disciplina! Aqui cabe uma valiosa citação, de Abraham Lincoln, que define muito bem nosso curso e o que é proposto aqui:  

           “Se eu tivesse oito horas para derrubar uma árvore, passaria seis horas afiando o meu machado”. 

        Vamos afiar nossos machados?

COMPARTILHAR ARTIGO

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Categorias

Mais Populares:

© 2019 Todos os Direitos Reservados

Feito por ❤ Empresariado Web