Day Trade Show o Portal do Trader Que Gosta de Gritar Gain

tp

O que é Tape Reading ou Leitura de Fluxo de Ordens?

Salve, Salve Galerinha! Tudo bão com vocês? Day trade Show na área!

Você operador de mercado financeiro, investidor ou até mesmo aprendiz/curioso da Bolsa de Valores, certamente já ouviu falar em Tape Reading. Esta técnica, que pode auxiliar o encontro de grandes oportunidades, tem chamado considerável atenção no universo do mercado financeiro. Vamos entender um pouco mais sobre o Tape Reading?!

O que é Tape Reading?

Traduzindo, literalmente, Tape Reading é leitura de fita. Como assim, leitura de fita? Historicamente, umas das primeiras metodologias utilizadas na Bolsa de valores, foi o Tape Reading. Essa técnica apareceu após o surgimento de uma máquina nomeada como Ticker Tape Machine, que repassava basicamente todas as informações (código da ação, volume negociado, horário de negociação, variação percentual do preço relacionado com o fechamento do dia anterior, alta/baixa em relação ao dia anterior) sobre as diferentes negociações que eram realizadas nas Bolsa de valores.

A Ticker Tape Machine se encontrava nos escritórios de corretores e as fitas que eram emitidas por ela, passavam pela leitura dos operadores, para identificar em quais dos diversos papéis o fluxo de investimento era maior ou menor. Curiosamente, estas máquinas apresentavam um atraso em torno de 15 a 20 minutos! Após a consolidação do pregão eletrônico, a máquina foi deixando de ser usada e quanta evolução temo hoje onde as informações são transmitidas em tempo real para todo o mundo.

Em contrapartida, a técnica de Tape Reading é caracterizada como extremamente eficaz e continua a ser utilizada, ainda nos dias de hoje, de maneira positiva pelos operadores do mercado financeiro.

Conhecido também como Análise de fluxo ou Leitura de fluxo de ordens, o Tape Reading, é uma técnica onde os operadores seguem a leitura dos negócios fechados juntamente com a dinâmica do Book de Ofertas. Essa leitura tem como objetivo detectar variações na movimentação dos preços conduzidas pelos grandes players do mercado financeiro (investidores/operadores institucionais), aproveitando essas mudanças para realizar sua operação, acompanhando o fluxo de movimento dos preços. Você se inspira nas ordens dos “tubarões” e segue seus movimentos no mercado!

No Tape Reading você consegue sentir o mercado financeiro na sua forma mais autêntica e simplista que é a associação oferta e demanda (o que faz os preços caírem ou subirem).

Mas seria o Tape Reading realmente uma análise?

Mesmo sendo nomeado de “Análise de Fluxo de Ordens”, o Tape Reading não é considerado uma análise. Diferentemente da Análise Técnica (onde se trabalha com probabilidades através da identificação de um padrão durante a análise gráfica, antecipando movimentos de mercado) ou a Análise Fundamentalista (onde se estuda os números de uma determinada empresa para se chegar a um preço para aquele ativo), no Tape Reading se faz, basicamente, a leitura do mercado em si.

Portanto, Tape Reading não é análise porque necessita apenas da leitura do que está acontecendo no momento. Aprendendo a ler corretamente o fluxo, tudo o que um trader vê, o outro também consegue ver! Resultados diferentes poderão aparecer de acordo com a interpretação pessoal de cada um sobre a leitura que é a mesma.

Tape Reading na atualidade

O termo “Tape Reading” ainda é utilizado para nomear as técnicas mais atuais de Análise de fluxo de ordens, porém no lugar da Ticker Tape Machine e da fita, o uso de softwares conectados em tempo real, têm propiciado grande sucesso para quem trabalha utilizando essa técnica. Esses softwares fornecem, através de algoritmos, informações exatas e detalhadas sobre o comportamento dos ativos no mercado financeiro.

No pregão eletrônico, o Tape Reading pode ser divido em três principais tipos de operações:

  • Book de ofertas: o livro de ofertas é a ferramenta que podemos associar como a forma eletrônica de colocar as ordens no mercado. Ferramenta através da qual você vê as ordens que serão executadas e seus volumes, mostrando as intenções de compra e venda de ações.
  • Histórico de negócios: na leitura de mercado é a ferramenta que mais se parece com aquela fita de antigamente. De forma simplista, é uma tela organizada como tabela que lista todas as ordens que estão sendo executadas em um ativo. No histórico das negociações temos informações importantes como: preço, volume do lote, data e hora, e a corretora utilizada. Esse histórico de negócios fornece a visualização das ordens realizadas no período de interesse.
  • Volume de profile: O Volume Profile ou Volume at Price é uma ferramenta que apresenta o volume negociado em cada preço em um período específico (podendo ser exibido como histograma ou plotado em um gráfico). É uma das principais ferramentas utilizadas para leitura e análise do mercado. Com base nele, pode-se detectar pontos de resistência e rompimento das cotações.

Vantagens e Desvantagens do Tape Reading

Analisando isoladamente a técnica certamente a vantagem principal consiste na maior compreensão do mercado e na direção certa que ele está tomando. Trabalha-se com aumento da consciência de mercado!

Enxergando o fluxo em tempo real, trata-se de algo objetivo com números reais do momento exato do mercado financeiro, proporcionando aos operadores definir o momento exato de entrada.

Entretanto, o Tape Reading, precisa de muito estudo (o que requer tempo e dedicação) para render os resultados esperados. É um técnica que necessita de muito mais prática que as demais, o que não configura em si uma desvantagem!

Fatores operacionais como velocidade de internet com boa velocidade, estabilidade do home broker e um processador com uma capacidade considerável, podem interferir na execução dessa técnica

COMPARTILHAR ARTIGO

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Categorias

Mais Populares:

Midset para Traders
Dicas

Mindset para Traders

Salve, Salve Galerinha! Tudo bão com vocês? “Você precisa trabalhar seu mindset”, “Tenha um mindset de sucesso” – alguém por

Leia Mais »

© 2019 Todos os Direitos Reservados

Feito por ❤ Empresariado Web